A grande quantidade de motoristas brasileiros que estão atravessando a fronteira com a província argentina de Misiones, tem causado desabastecimento nos postos de combustíveis das cidades vizinhas com o Brasil. Em Puerto Iguazú, a diferença no preço da gasolina chega a R$ 3,40 por litro, comparado com o produto vendido nos postos de Foz do Iguaçu.
Para evitar o desabastecimento em Iguazú, donos de postos de combustíveis se reuniram e decidiram limitar a quantidade de combustível vendido à estrangeiros, em 15 litros por veículo. A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (4).
Além de limitar o produto, os postos continuarão diferenciando veículos estrangeiros de argentino por fila, amparados em uma lei municipal aprovada em 2013.
O governador de Misiones, Oscar Herrea Hauad, pediu ao governo nacional que elimine o sistema de cotas de entrega de combustível à província e que volte ao modelo anterior, de acordo com a demanda local. “Tive a oportunidade de falar com o Secretário de Energia da Nação e pedi que intervisse para eliminar as cotas e tenhamos o volume de acordo com a oferta e a procura”, explicou.