Foz do Iguaçu se prepara para se tornar um grande destino turístico neste primeiro final de ano em que boa parte do planeta começa a superar a covid-19. A cidade ganhará decorações de Natal e programações diversas a partir do dia primeiro de dezembro até o dia 5 de janeiro.
A Ponte Internacional da Amizade, que divide o Brasil do Paraguai, ganha uma iluminação inédita. O turista que chegar para visitar a cidade será recebido por decoração na Av. das Cataratas, próximo ao trevo do aeroporto e por decorações ao longo da Av. Costa e Silva.
A Avenida Brasil, ganhará uma decoração com presentes, com muitas luzes e laços. O Gramadão da Vila A abrigará a Vila do Papai Noel. Haverá projeção mapeada na Paróquia São João Batista (Igreja Matriz), que contara a história do nascimento do Menino Jesus. Também terá uma iluminação especial para a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, o entorno do Gramadão e a entrada do Centro Executivo da Itaipu. No Terminal de Transporte Urbano, um espelho d’água será um dos pontos para fotografar e tirar selfies.
A iniciativa é da Itaipu Binacional e prefeitura municipal, com gestão do Fundo Iguaçu. Todas as atrações serão gratuitas. A ideia é que cada decoração traga um novo prisma da festa natalina, em um conceito que remete às Cataratas, principal cartão-postal da cidade, e à Itaipu, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Houve também uma grande preocupação com a economia, na hora de escolher as decorações: todos os elementos terão tecnologia com baixo uso de energia.
Para ver, ouvir e curtir
Além das atrações fixas, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais. O mais esperado é o do cantor Daniel, no dia 19 de dezembro. No dia 22, o padre Reginaldo Manzotti e, no dia 31, a banda Nega Fulô faz a festa da virada do ano. A programação está sendo elaborada pela Fundação Cultural.
Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia Sorriso com Arte fará o espetáculo “Um encanto de Natal”; nos dias 4 e 5 a Banda Sinfônica do Exército se apresenta no Gramadão. O espetáculo de encerramento, no dia 23, será com a Cia Arte & Manhas.
A partir do dia 3 e até o dia 22 de dezembro, a população poderá acompanhar o show diário de acendimento das luzes de Natal, chamado “Encantamento”: será uma anunciação do sentimento da magia do Natal que acontece no Gramadão e na Praça da Paz.
Grupos locais e regionais de cultura popular, dança, bandas e corais também se apresentarão nos dois palcos principais, mas a festa se espalhará pela cidade. “Teremos apresentações nos bairros e também na carreta-palco que vai circular pelos bairros”, explicou o diretor da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.
Assessoria Itaipu