A Rainha consorte da Espanha, Letizia Ortiz Rocasolano, esposa do Rei Filipe VI, chegou ao Paraguai na noite de terça-feira (2), em uma avião particular do reino espanhol, para apoiar o trabalho realizado pela cooperação espanhola, especialmente em matéria de saúde, educação e empoderamento das mulheres.
Sua majestade foi recebida pela primeira-dama do Paraguai, Silvana Abdo, que acompanhará Dona Letizia em visitas a centros de cooperação pelos próximos dias.
Como se tratava de uma visita de trabalho da rainha, o presidente do Paraguai, Mario Abdo, esperou para recebê-la na sala das autoridades do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi e não ao pé da escada, como acontece nas visitas de Estado.
Questionado sobre o fato de a rainha ter chegado vestida informalmente, com o tradicional colete vermelho da Cooperação Espanhola, ele ressaltou que isso mostra que, para a rainha, “mais do que ‘joias’ o que importa é o trabalho sério”.
Nesta quarta-feira, a rainha e a primeira-dama viajam à cidade de Encarnación, no sul do país para conhecer o trabalho de um centro de atenção integral à mulher e uma oficina-escola voltada para jovens de 16 a 23 anos para apoiar sua educação , formação e inserção no mercado de trabalho.
Durante a sua visita à região, irá também visitar as missões jesuítas de Trinidad del Paraná e Jesus de Tavarengue onde a Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento (AECID) promove, desde 1991, projetos de restauro, reabilitação e valorização de vestígios arqueológicos. , o que tem contribuído para relançar o turismo na região.
A cooperação espanhola está presente no Paraguai há quase 30 anos, com uma contribuição de mais de 200 milhões de euros, o que torna a Espanha um dos principais doadores do país.
Em novembro de 2020, foi assinado o Quadro de Associação de Países Espanha-Paraguai 2020-2023, que define as prioridades estratégicas para este período e tem um orçamento estimado de 142 milhões de euros.
Há poucos dias, os Ministros das Relações Exteriores de ambos os países, José Manuel Albares e Euclides Acevedo, realizaram uma reunião em Madrid na qual avaliaram o estado das relações bilaterais e confirmaram o “alto nível de entendimento e cooperação que existe entre os governos de ambos.