Vereador pretende proibir venda de escapamento de moto barulhento em Foz

Motociclistas argumentam que barulho maior previne acidentes. Projeto de lei tramita na Câmara.

O vereador de Foz Jairo Cardoso pretende proibir a venda de escapes automotivos para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, bicicletas com motor auxiliar, quadriciclos e veículos semelhantes, seja nacional ou importado, com ruídos acima do que é determinado por lei.

A proposta foi apresentada no projeto de lei N° 137/2021 que tramita na Câmara Municipal de Vereadores. O projeto salienta que, de acordo com a resolução do Conama, o ruído máximo permitido é de 75 decibéis para veículos com até 80 cilindradas, 77 decibéis para veículos de 81 até 175 cilindradas e de 80 decibéis para veículos com mais de 175 cilindradas.

Em pesquisa realizada pela Câmara, a maioria das pessoas ouvidas concordaram com o projeto. No entanto, motociclistas argumentam que o barulho mais elevado pode prevenir acidentes. “Tinha que deixar alguns, porque algum carro que a gente passa de moto não vê que a gente tá vindo, o cara não vê, quando percebe já bateu, não precisa ter barulho pra estourar o ouvido dos outros, mas pelo menos para que vejam que estamos passando” argumentou um deles.

O projeto ainda está em tramitação, se aprovado pela Câmara também será necessário que seja sancionado pelo prefeito para passar a valer. Para acessar o projeto na íntegra clique aqui.

Sair da versão mobile