O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, participa em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (26), da Oficina Macrorregional Oeste, com representantes das prefeituras da região. O encontro iniciado em 2019 e suspenso durante a pandemia, pretende retomar o planejamento das ações da saúde.
“O município geralmente é o operativo de tudo e por isso devemos apoia-los onde for possível apoiar. (…) Ao longo do tempo teremos uma rede de atenção à saúde, seja na atenção primária, quanto na hospitalar secundária e também nas consultas. Nós vamos ter ao longo do tempo uma melhoria”, disse Preto.
Em visita a Rádio Cultura, Beto Preto informou que a Secretária irá renovar o contrato com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que voltará a oferecer leitos de Unidade de terapia Intensiva (UTI) Pediátrica ao município de Foz do Iguaçu. Serão 5 leitos de UTI Pediátrica, além da ampliação de mais 5 da UTI Neonatal.
“Lá há uma necessidade de ampliação de leitos de UTI Neonatal e que com essa ampliação de mais 5 leitos, nós teríamos a condição de mantar também uma equipe para a UTI Pediátrica”.
O contrato entre o Costa Cavalcanti e Governo do Estado vigente desde 2019, encerrou em março deste ano. O término deixou o município com apenas um leito de UTI Pediátrica SUS. Desde estão, as crianças que precisam de terapia intensiva são transferidos para hospitais de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Assista a entrevista completa: