O temporal desse fim de semana, que aconteceu no sábado, 23, causou grande estrago em Santa Terezinha de Itaipu e em Itaipulândia. Os ventos de 79,6 km, atingiu vários municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná.
Em Balneário Jacutinga em Itaipulândia, diversas árvores caíram, galhos quebraram e quiosques foram destelhados. A equipe da Secretaria de Turismo e Lazer, visitou o local no domingo, 24, para averiguar os danos ocorridos. Segundo a Secretária de Turismo e Lazer, Angela Frey, “após fazermos os levantamentos, as equipes estão empenhadas agora em efetuar a limpeza do local com a recolha dos galhos e entulhos produzidos pelo temporal, bem como a recuperação das estruturas atingidas.”
A Secretária inda frisou que “justamente nos últimos dias estávamos realizando melhorias para organizar a abertura da temporada junto à Praia Artificial do Balneário Jacutinga e agora esses estragos causados demandam mais dias para organização.”
Em Santa Terezinha de Itaipu, o temporal comprometeu o abastecimento de água e a distribuição de energia elétrica, todas as regiões do município sofreram prejuízos, porém a região do Loteamento Jardim Ascari foi a região mais afetada de acordo com a Defesa Civil do município.
As equipes da administração municipal estão de plantão trabalhando nos reparos e limpeza da cidade causados pelo temporal. O acesso ao píer externo do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu está interditado devido aos danos causados no local. Neste momento, os reparos e limpezas estão sendo realizados, e a prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu pede a compreensão e solidariedade da população. “Estamos acompanhando de perto todos os estragos causados pelo temporal deste sábado e com nossas equipes trabalhando em regime de plantão com uma força-tarefa para prestar todo o apoio necessário. Deixamos também todos nossos contatos de emergência à disposição da nossa população. Nos solidarizamos com a situação e pedimos a empatia e apoio de todos os itaipuenses.”, destacou a prefeita Karla Galende.