O temporal que atingiu Foz do Iguaçu no último sábado, 23, atrasou o cronograma de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde havia programado a aplicação de 9 mil doses no domingo, 24, porém, o índice ficou abaixo do previsto, pois várias unidades de saúde ficaram sem energia e as vacinas tiveram de ser transferidas para outras postos a fim de manter a temperatura.
Apesar do transtorno, o Chefe do Setor de Epidemiologia do Município, Roberto Doldan, afirmou que nenhuma dose foi perdida pela falta de energia. “A tempestade trouxe muitos danos as unidades de saúde, principalmente no Distrito Norte, região da Vila C, estávamos preparados para vacinação no domingo, e aí tivemos que transferir as vacinas para outras unidades onde tinha energia, mas demos conta de transferir essa vacina e não ter perdas” informou.
Doldan salientou que as pessoas que não conseguiram se vacinar no domingo, 24, já podem buscar as unidades de saúde nesta segunda-feira, 25, que o sistema já foi restaurado. “Aqueles que estão com a segunda dose agendada para esta semana pode buscar as unidades de saúde, aqueles que estavam aprazados até o dia 13 de novembro também podem buscar que estaremos vacinando” destacou Doldan. “As doses que foram transferidas no sábado, já estão retornando para as unidades hoje” pontuou.