Receita Federal de Foz reteve mais de R$600 mil em remessas postais em operação no norte do estado

A ação ocorreu em três dias sendo subdividida em cinco etapas em Londrina.

A operação dos servidores da Receita Federal aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021 no centro de distribuição dos Correios em Londrina-PR. O objetivo era fiscalizar os pacotes e impedir o envio de mercadorias clandestinas no Brasil. Na operação foram retidas 2091 remessas postais que não apresentaram comprovante de importação regular ou pela falta de nota fiscal.

Os produtos apreendidos entraram no país sem o pagamento dos tributos e sem a fiscalização sanitária, os principais itens apreendidos foram: cigarros eletrônicos, brinquedos sexuais, essências para cigarros eletrônicos, receptores de TV, celulares, vestuário, estimulantes sexuais, cigarros, perfumes, vinhos e eletrônicos. Estima-se que essa operação tenha retido cerca de R$670 mil em mercadorias irregulares.

A Receita Federal informa que uma parte dessas mercadorias serão destinadas às entidades públicas e organizações sem lucrativos. Enquanto os produtos possivelmente nocivos à saúde serão destruídos e os resíduos serão reaproveitados de forma sustentável.

A operação está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Sair da versão mobile