A Argentina reabriu nesta terça-feira (19) mais duas fronteiras, a primeira o Paraguai após mais de um ano e meio fechada, entre Posadas e Encarnación, no Paraguai e Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira, Brasil.
Nesta manhã, em Posadas, o maior movimento é de famílias que vivem entre os dois países e estavam separadas desde março de 2020. À princípio, a passagem será exclusivamente turística, continuando proibida a passagem com intensão comercial.
Para a fiscalização sanitária, o Ministério da Saúde da Província de Misiones instalou nas zonas primárias postos de saúde onde serão realizados testes para a Covid.
De acordo com o governo da Argentina, por essas fronteiras poderão entrar na Argentina apenas 800 pessoas por dia. Para o Paraguai não há limite de entrada.
“É importante também que quem não é de Encarnación e quer cruzar a fronteira tenha uma residência de pelo menos 15 dias ”, comentou o vice-governador e presidente do Comitê de Crise, Carlos Arce.
Atualmente, podem entrar na Argentina cidadãos nacionais, residentes ou turistas residentes em países vizinhos, com regime de vacinação completo, com 2ª dose com pelo menos 14 dias.
Além disso, Arce revelou que a declaração de saída do país não será mais obrigatória. “São testes-piloto que estão sendo adaptados”, disse.