No fim de semana a Receita Federal em conjunto com a ANTT realizaram uma operação onde foram retidos 7 ônibus com mercadorias com suspeitas de descaminho. Todas as abordagens aconteceram no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Santa Terezinha de Itaipu.
Na sexta, dia 15, dois ônibus com placas de Chapecó-SC e um com placas de Ibiporã-PR foram retidos, outros quatro ônibus foram retidos, dois deles com placas de Foz do Iguaçu com estino à São Paulo. No sábado, dia 16, os servidores da Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o BPFron, retiveram mais um ônibus de turismo.
No total, foram encontrados nos 8 veículos cerca de R$ 2,2 milhões em mercadorias diversas sem comprovação de regularidade fiscal de importação. Por isso, os ônibus e as mercadorias foram retidos e encaminhados para a sede da Receita Federal.
Durante as operações ninguém foi preso, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Receita Federal