Secretária da Saúde de Foz abriu hoje, 11, o agendamento para antecipação da aplicação da segunda dose para quem tem programada a vacinação até o dia 31 de outubro para a Astrazeneca ou da Pfizer até o dia 13 de novembro.
As doses serão aplicadas a partir de quarta-feira (13), mediante agendamento prévio pelo site da prefeitura. A expectativa da Secretaria de Saúde é que mais de 20 mil pessoas sejam vacinadas nessa semana. Atualmente, 63,1% das pessoas com 18 anos ou mais receberam as duas doses ou dose única da vacina. Mais de 4 mil pessoas estão atrasadas com a segunda dose. Para agilizar a imunização, na próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde irá antecipar a segunda dose de quem está com a dose da Astrazeneca programada para até o dia 31 de outubro ou da Pfizer até o dia 13 de novembro.
A partir do dia 15 de outubro, se 70% da população estiver imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19, as medidas restritivas contra o coronavírus, como o horário de fechamento e a limitação do número de pessoas nos estabelecimentos, ficam liberadas. Claro, com o cumprimento dos protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.
“Foz do Iguaçu tem demonstrado, com números, a importância da vacinação no enfrentamento desta pandemia: temos um expressivo percentual de cobertura da população, ao qual corresponde uma significativa baixa de novos casos e de ocupação de leitos hospitalares. Por outro lado, ainda temos um número também significativo de pessoas que estão com a segunda dose atrasada” disse o secretário de Saúde em exercício, Romildo Mousinho Ferreira.
Com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu