Os dois principais candidatos a prefeito por Cidade do Leste, no Paraguai, realizaram na noite de quinta-feira (7) comícios de encerramento de campanha. No domingo, 219.475 eleitores da cidade de fronteira estão aptos a comparecer em 23 locais de votação.
Prieto
Miguel Prieto Vallejos, do Movimento Consciência Democrática del Este (MCDE), terminou a campanha com um comício para milhares de apoiadores no Ginásio Poliesportivo. Com apresentação de cantores locais e um placo repleto de correligionários, Prieto discursou denunciando uma suposta compra de votos por parte de seu opositor do Partido Colorado.
“Desde a semana passada estão comprando votos. Comprem tudo o que quiserem, mas não vão conseguir comprar todo o povo”, disse o candidato, pedindo que seus eleitores saiam cedo para votar. “Cidade do Leste disse ‘máfia’ nunca mais, porque Cidade do Leste é de Cidade do Leste”, reiterou Prieto à crítica de que a candidatura colorada é comandada pelo ex-presidente Horácio cartes.
Miguel Prieto é comerciante e comandou a prefeitura até junho deste ano, quando renunciou para poder concorrer novamente. O candidato do MCDE foi eleito para um mandado tampão de dois anos, após a cassação do mandato de Sandra McLeod de Zacarías, em 2019.
Prieto enfrentou durante esta campanha a acusação de que seu governo superfaturou grandes a obra da Costanera Ñande Renda, a praia artificial às margens do Rio Acaray, no Km 8.
Quintana
Ulises Quintana, da Associação Nacional Republicana (ANR), ou Partido Colorado, realizou o último comício de campanha no Clube Social Área 4, com a presença de correligionários e milhares de apoiadores do principal partido político do país. No discurso, Quintana exaltou o ex-ditador Alfredo Astroessner, quem qualificou como ‘visionário’ e que a ANR tem mais “luzes” do que “sombras”.
“Vários ‘surdos’ quiseram difamar e caluniar o Partido Colorado. Por vestir a camiseta de Che Guevara e fumar maconha, pensam que são grandes revolucionários, mas nunca fizeram nada pelo povo de Cidade do Leste”, disse Quintana.
Ainda, o candidato colorado criticou o opositor, dizendo que Prieto apoia o casamento gay. “Miguel Prieto trás Frizzola (Carlos), que fez a primeira lei do casamento gay no Paraguai. Não são abençoados, querem casa homem com homem e mulher com mulher”, disse.
Ulises Quintana é deputado nacional e precisou enfrentar oposição de líderes do próprio Partido Colorado em Cidade do Leste, como o ex-prefeito e atual senador, Javier Zacarías Irún, quem acusou o candidato de financiar a campanha com dinheiro do narcotráfico.
Com informações do ABC Color