O estado do Paraná está entre 11 estados da Federação onde menos policiais e bombeiros se vacinaram contra a Covid-19. De acordo com o Portal Metrópoles, relatório da última segunda-feira, 04, dos 25.073 militares do estado, 11.753 PMs ainda precisam ser imunizados. A média de imunização do grupo, que é considerado prioritário, é de 53,1%, índice muito abaixo da população em geral, onde a vacinação com a primeira dose já atinge 97%, segundo o Secretário de Saúde Beto Preto.
A Rádio Cultura buscou informações em Foz do Iguaçu para saber se o problema também acontece na fronteira, mas ainda não obteve respostas. “Um dos grandes problemas dessa situação é que esse contingente de não vacinados trabalhando nas ruas sem imunização coloca em maior risco de contágio os colegas de profissão e a população em geral. Foi para evitar essa ameaça à saúde dos próprios agentes e dos cidadãos que as forças de segurança e salvamento foram incluídas como prioridade na vacinação” alerta o Portal Metrópoles.
Segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e planos estaduais de imunização, a estimativa é que existam 773.896 membros de forças de segurança e salvamento atualmente no Brasil. No país, 76.283 trabalhadores dessas áreas ainda não procuraram os postos de vacinação, segundo os registros até essa segunda-feira (4/10), o que representa 9,85% do total.
Com informações do Portal Metrópoles.