Após reunião com representantes das empresas licitadas para as obras de acesso à Ponte Internacional da Integração, pelo lado paraguaio e do projeto do Corredor Metropolitano del Leste, o ministro das Obras Públicas do Paraguai, Arnoldo Wiens, anunciou que em 20 dias iniciam as obras de ligação da ponte à malha urbana de Presidente Franco.
A ligação à malha urbana Presidente Franco foi orçada em G$ 168.117.189.741, cerca de R$ 138 milhões, pela construtora Acaray S.A.
A obra contempla a pavimentação asfáltica de um trecho de 4,6 km, construção do aterro, pacote estrutural, obras de drenagem e obras complementares, a que se soma o acesso à Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), bem como o acesso rodoviário à Ponte de Integração, ligação com o acesso rural ao entroncamento com a ponte a ser construída sobre o Rio Monday e reforço das vias provisórias de serviço na mesma cidade.
Também está prevista a execução do acesso rural, uma nova rodovia de 4 faixas dividido em dois lotes. Dentro do Bloco 1 está incluída a interseção com a Rota PY02, e construção do aterro, pacote estrutural, obras de drenagem e obras complementares.