A Prefeitura de Foz do Iguaçu dará início à aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses, amanhã e sexta-feira (08) nas unidades básicas. O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura.
Para receber a terceira dose, além de portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar algum documento que comprove o vínculo com o serviço (carteira de trabalho, holerite ou declaração da instituição).
Este é o primeiro lote enviado pelo Governo do Estado para estes públicos. Anteriormente, somente idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos haviam sido contemplados. “Recebemos 4.722 doses para trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos. Também serão contemplados os trabalhadores que atuam em instituições de longa permanência”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.
A orientação da 9ª Regional é que sejam destinadas 4.026 doses para os trabalhadores da saúde; 108 para trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI), 366 para idosos acima de 70 anos e 222 doses para pessoas com 60 a 69 anos.
Vacinação acima de 60 anos
Os idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos não precisam agendar a vacinação. Basta comparecer a uma das cinco unidades de referência: UBS Morumbi 2, AKLP, Vila Yolanda, Três Bandeiras e Padre Monti. A vacinação para este público seguirá enquanto as doses estiverem disponíveis. Os imunossuprimidos só podem receber a terceira dose há pelo menos 28 dias da segunda dose.
Trabalhadores da saúde
Os trabalhadores da saúde devem agendar a vacinação pelo site da Prefeitura. As doses estarão disponíveis nesta quinta e sexta-feira em 13 unidades: São João, Lagoa Dourada, Morumbi III, Jardim São Paulo I e II Portal, Jardim América, Maracanã, Vila C Nova, Curitibano, Profilurb II, Carimã e Ouro Verde.
Consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como por exemplo recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde. A relação completa está disponível no site da vacinação.
AMN