Com cerca de 400 lojas comerciais, a rua Sergipe, em Londrina (PR), é a principal avenida comercial do município e já está sendo beneficiada com novas ações de transformação digital que vão contribuir para o incremento dos negócios e o aumento da resiliência de suas empresas a ataques cibernéticos.
O ambiente será o primeiro espaço no Brasil a receber o programa Conecta, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que reúne tecnologias de cidades inteligentes, maior conectividade, transformação digital dos negócios e segurança cibernética. Os projetos são realizados em parceria com a Prefeitura de Londrina e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR).
O evento que lançou o programa Conecta aconteceu ontem, 27 setembro, no Museu de Arte, em Londrina, e contou com a participação de autoridades nacionais como o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
“Em Londrina, investimos na principal rua de comércio da cidade com um projeto inédito da ABDI. Queremos resgatar o comércio de rua em um ambiente digital e seguro para o momento de enfrentamento pós-pandemia”, disse o presidente da ABDI, Igor Calvet. Para ele, inovação e tecnologia devem servir às pessoas. “E o que estamos fazendo aqui é transformar tudo o que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações tem feito em Inteligência Artificial, em IoT, em algo prático e que possa ser replicado”.
O diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, destacou que a tecnologia pela tecnologia não agrega em nada. “Ela só agrega quando melhora a qualidade de vida das pessoas. É preciso aproveitar essa conectividade para estimular o empreendedorismo”. No ato, também representando o general Eduardo Garrido, o diretor superintendente do Parque, Regis reforçou a fala constante do diretor mencionando que “isso é a tecnologia fazendo parte e atuando para facilitar a vida da população. Nosso papel é gerar riqueza e bem-estar social através de soluções tecnológicas, e assim melhorar o cotidiano da população. Começamos com Foz do Iguaçu, nossa cidade natal, e agora avançamos para mais um município paranaense, nossa visão é expandir cada vez mais” afirmou, deixando uma mensagem aos governantes municipais para que aproveitem a oportunidade para incentivar o empreendedorismo local.
Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, trata-se de um projeto inovador que coloca Londrina como modelo nacional na área de tecnologia e inovação. “A rua Sergipe é um centro comercial tradicional de Londrina com comerciantes, que em sua grande maioria são da cidade, gerando emprego e renda. Agora, eles, assim como os consumidores, terão à sua disposição mais segurança, um trânsito mais ágil e soluções tecnológicas para facilitar as vendas e a comunicação. É um projeto muito importante”, declarou.
Cidades Inteligentes
A Rua Sergipe vai testar tecnologias de Smart Cities nos setores da segurança pública, mobilidade urbana e conectividade. A ABDI já instalou no local cinco luminárias inteligentes com câmeras e wi-fi integrados; software de reconhecimento facial; dois cruzamentos semafóricos com sistemas de inteligência artificial integrados e botoeiras com recursos de acessibilidade; seis câmeras de reconhecimento de placas de veículos; e um centro de comando e controle com videowall.
“Nosso desejo é oferecer aos lojistas e usuários da rua Sergipe os benefícios das tecnologias de cidades inteligentes. Eles vão poder testar as soluções e aprimorar seus negócios ou experiências de consumo usando as melhores ferramentas tecnológicas da economia digital”, explicou o gerente da Unidade de Novos Negócios, Tiago Faierstein.
Autoridades presentes
O evento contou também com a presença do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Faciap, Fernando Moraes; Coordenador do Grupo Rua Sergipe, Angelo Pamplona; Vereador Jairo Tamura; Presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Marcia Manfrin; Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan; Secretário Municipal de Governo, Alex Canziani; Presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, Luciano Kuhl.
Assessoria PTI