A expectativa de abertura da Ponte Internacional Tancredo Neves para hoje, 27, fez com que pessoas se reunissem na aduana brasileira para cruzar a fronteira. Porém até esta manhã nenhum comunicado oficial do governo argentino sobre a reabertura da fronteira foi anunciado.
Porém, no domingo representantes do consulado argentino em Foz foram ao local com a informação que a abertura gradual para argentinos, residentes e moradores da fronteira seria habilitado ainda nesta segunda-feira.
Entretanto em coletiva de imprensa realizada hoje pela Polícia Federal, foi informado que ainda nada foi confirmado em relação a abertura da ponte. Somente entre conversas realizada no sábado, 25, através de meios online, foi comentado que se pretendia abrir a fronteira hoje, 27, às 16:00 horas como um teste protótipo. Em primeiro momento, o país estaria aceitando os brasileiros daqui de Foz do Iguaçu e os residentes paraguaios.
A Polícia Federal explica ainda que a portaria regente de número 655 proíbe o ingresso de estrangeiros na Argentina. Então a PF como órgão de segurança regente entre os países aceitará o trânsito de pessoas entre as cidades gêmeas a partir de um dispositivo determinado através de portaria pelo governo federal e da confirmação de trafego fronteiriço por meio da ANVISA por medida sanitária.