A Receita Federal reteve três ônibus por transportarem mercadorias suspeitas de serem descaminhadas do Paraguai. Durante abordagem em todos os veículos não foram apresentadas notas fiscais ou outros documentos que comprovassem a regularidade fiscal das mercadorias.
A primeira retenção ocorreu no sábado, 25, em Medianeira. Em uma operação conjunta com o BPFRON, a RFB abordou o ônibus com destino à Goiânia. O ônibus, que não possuía Antt, além de transportar mercadorias no bagageiro, estava carregado de mercadorias sobre os bancos. O valor estimado das mercadorias encontradas é de cerca de R$266 mil.
Na manhã de hoje, a Receita reteve mais dois ônibus de turismo, no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu. Os ônibus com origem de Assis em São Paulo foram retidos com o total de R$532 mil em mercadorias descaminhadas.
Em ambos os casos, os ônibus e as mercadorias foram retidos e encaminhadas à Receita Federal de Foz do Iguaçu. Ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Receia Federal