A reportagem da Rádio Cultura esteve no início desta manhã na Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, e constatou que a fronteira não reabriu à meia noite desta segunda-feira (27) como foi anunciado. A abertura deverá acontecer às 17 horas, com a chegada do governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, do ministro do Interior da Argentina, Eduardo “Wado” de Pedro e da diretora de Migrações, Florencia Carignano.
Nesta noite funcionários do Ministério de Saúde Pública da Província estavam no local habilitando um corredor turístico, com posto sanitário. O governo fará na região uma prova piloto para a reabertura da fronteira entre as duas cidades. O ingresso de turistas deverá cumprir protocolos sanitários.
Algumas pessoas tentaram passar a fronteira durante a madrugada, mas encontraram a fronteira fechada e precisaram retornar ao Brasil. Na maioria eram residentes da argentina em busca de retornar ao país.
Foram deslocados para a aduana de Puerto Iguazú 190 agentes de migrações em 62 postos de atendimento: 31 para a entrada, 29 para a de saída e dois para o transportes de carga.
Puerto Iguazú tem o segundo maior movimento migratório de toda a Argentina, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Ezeiza, na grade Buenos Aires. Antes da pandemia passavam pela Ponte Internacional Tancredo Neves cerca de 50 mil pessoas diariamente, informou a diretora de Migrações.
O local contará com laboratório próprio para teste Covid, que deverá ser realizado por todos os argentinos e residentes que regressem ao país. Turistas brasileiros também deverão ser testados.