Capacita Foz já beneficia 1.250 profissionais de Foz do Iguaçu

Programa também está com inscrições abertas para mais quatro capacitações, com 75 vagas cada uma.

Crédito: Polo Iguassu/Divulgação

O programa Capacita Foz, promovido pela Itaipu Binacional em parceria com o Instituto Polo Internacional Iguassu, já está com 11 cursos em andamento, que – juntos – somam cerca de 750 alunos. Outros quatro cursos começam nesta semana elevando o total para 1.250 participantes. O programa também está com inscrições abertas para mais quatro capacitações, com 75 vagas cada uma.

Os cursos têm duração de três meses e os alunos recebem, neste período, uma bolsa de estudos de R$ 550 (frequência mínima de 80%). No total, o Capacita Foz pretende atender a 2.250 profissionais de Foz do Iguaçu ligados direta ou indiretamente ao turismo, principal atividade econômica do município

Segundo o Polo Iguassu, os interessados devem atender alguns requisitos, como não possuir vínculo empregatício nem estar recebendo benefício previdenciário ou assistencial, com exceção do Bolsa Família e Auxílio Emergencial, ou possuir renda familiar acima de três salários-mínimos..

Até esta sexta-feira (1º de outubro), estão abertas as inscrições para o curso Recepcionista/atendente com Foco em escritório e também o curso de Português para Imigrantes. Os editais são lançados todas as segundas e quartas-feiras no site do Polo Iguassu. No site, o interessado tem acesso a todas as informações e ao formulário de pré-inscrição, para concorrer a uma das vagas abertas. O critério de seleção considera a ordem de preenchimento da ficha.

Sobre o programa

Lançado em agosto, o Capacita Foz dá sequência ao projeto Capacita Guias, que qualificou, com aulas remotas, 225 guias de turismo da cidade, em 2020. O programa teve como objetivo contribuir com os trabalhadores do turismo mais afetados pela crise da covid-19.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, afirma que a recuperação do setor é essencial para a retomada da economia da cidade e região. “O turismo foi duramente castigado pela pandemia. Com muito trabalho, e campanhas como o Vem pra Foz!, conseguimos posicionar Foz do Iguaçu como destino seguro para o turista e agora estamos preparando a cidade para um salto de qualidade no atendimento e nos serviços ofertados”, observa.

Coordenador do Capacita Foz, Lee Chih Li comemora os números. “Alcançamos quase 70% de nossa meta de ajudar 2.250 pessoas”, diz, referindo-se aos 1.250 alunos inscritos e os cerca de 300 que irão se inscrever nesta semana. “Isso nos anima muito, vendo que as pessoas estão conhecendo o projeto e se preocupando em se capacitarem para a retomada ao mercado de trabalho.”

Ainda está prevista uma segunda fase do Capacita Foz, com a criação de uma plataforma integrada de capacitações, divulgação e oferta de serviços desses profissionais. Numa terceira etapa, a vitrine on-line servirá como um canal de contato entre empresas e profissionais autônomos.

Assessoria Itaipu

Sair da versão mobile