Argentinos e residentes começaram a chegar na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, logo nas primeiras horas da manhã destas segunda-feira (27), com a esperança de poder retornar ao país após o anuncio que a fronteira será reaberta.
Desde que a Argentina fechou suas fronteiras, no início da pandemia, o único meio de entrar no país por via terrestre era pela fronteira entre Uruguaiana (RS) e Paso de Los Libres. Em Puerto Iguazú, a fronteira permanece fechada com permissão de passagem apenas para caminhões.
Uma mulher argentina com o filho de colo tentou entrar no país pouco após a meia noite de hoje, mas foi orientada por agentes da Gendarmeria a retornar Foz do Iguaçu, onde vive.
Na aduana brasileira da Ponte Tancredo Neves, até esta manhã não havia nenhum comunicado oficial do governo argentino sobre a reabertura da fronteira. Porém, no domingo representantes do consulado argentino em Foz do Iguaçu foram ao local com a informação que a abertura gradual para argentinos, residentes e moradores da fronteira será habilitado ainda nesta segunda-feira.
De acordo com o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde, argentinos e residentes precisam comprovar vacinação contra a Covid-19 e apresentar teste PCR negativo. Para essas pessoas não será exigida quarentena.