Nos dias 4 e 5 de dezembro será o primeiro final de semana do Natal de Águas e Luzes 2021 e marca a reinauguração do Gramadão da Vila A, e a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, com direito a trupe circense, balonismo e apresentação da Banda Sinfônica do Exército. O Natal em Foz começa oficialmente no dia 1º de dezembro, com apresentação de autos de Natal, na Praça da Paz. Depois, de forma alternada, em diferentes palcos da cidade, acontecerão shows e apresentações culturais. A última atração é no dia 22 de dezembro, uma missa e show com o Padre Reginaldo Manzotti, conhecido como “o Padre que reúne multidões”. Porém a decoração continua encantando turistas e moradores da cidade até o dia 5 de janeiro.
O anúncio das primeiras atrações confirmadas foi feito nessa sexta-feira (24), em reunião da comissão organizadora do Natal de Águas e Luzes com integrantes do Observatório Social de Foz do Iguaçu, na sede da Associação Comercial da cidade (Acifi), para apresentar o detalhamento do projeto. A instituição, conhecida por seu trabalho isento e voltado para o bem público, vai acompanhar todas as atividades de contratação das empresas envolvidas com a festa.
Transparência
Para garantir a transparência no uso dos recursos e a qualidade da festa, o Fundo Iguaçu, que fará a gestão do convênio, em parceria com a comissão organizadora, elaborou um termo de referência e uma série de métricas para poder fazer a escolha dos fornecedores com base em valores e, na qualidade do serviço oferecido.
Além de critérios como beleza, inovação e criatividade, será levado em conta o uso consciente e sustentável de energia na elaboração das decorações.
A iniciativa foi bem vista pelos integrantes do Observatório. “Em casos como esse, se basear apenas no aspecto ‘matemático’ acaba gerando uma lacuna”, comentou o vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças da instituição, Walter Venson. “É preciso levar em conta também o que será oferecido, para não ter um resultado prejudicado.”
“O investimento que está sendo feito vai ter um retorno para a cidade como um todo. O incentivo ao turismo está na missão e no planejamento estratégico da Itaipu. A gente não está pensando apenas em um espetáculo, está pensando em tudo aquilo que ele gera”, afirmou a chefe das assessorias de Comunicação Social e de Turismo de Itaipu, Patrícia Iunovich.
Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o Natal de Águas e Luzes vai ajudar a atrair ainda mais turistas para o Destino, que está com toda a população acima de 18 anos vacinada. “Teremos um Natal profissional, com muito encantamento e segurança para nossa comunidade e visitantes.”
Agenda cultural
Foz ainda prevê o circuito de uma Feira de Natal – com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira, paradas de Natal, shows, oficinas para capacitar artesãos, e uma programação itinerante nos bairros da cidade, programada pela Prefeitura.
Há previsão de roteiros de ônibus para os moradores e visitantes conhecerem os pontos decorados. A programação cultural ainda está sendo definida, mas contará com autos de Natal, entre outros shows e atividades natalinas.
Itaipu Binacional