A Itaipu Binacional anunciou nessa sexta-feira (24) na Organização das Nações Unidas (ONU), os compromissos para o avanço na energia limpa e acessível no Brasil e no Paraguai, objetivos que são alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7) da Agenda de 2030.
A binacional se comprometeu com três compromissos: investimentos para fortalecer a estrutura para transmissão da energia totalizando US$ 400 milhões divididos em ambos os países, e investimento de US$ 500 mil ao ano até 2030 para a difusão de conhecimentos e tecnologias ligados à promoção das energias renováveis e eficiência energética.
“Do lado brasileiro, o sistema de transmissão em corrente contínua de energia de Itaipu, operado por Furnas, entrou em operação em 1984 e está no fim de sua vida útil. Como o Brasil contrata a energia não utilizada pelo Paraguai, o sistema de corrente contínua de alta tensão da subestação de Furnas é um ativo crítico para que a Itaipu atenda à demanda do mercado brasileiro”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.
“A Itaipu comprometeu-se a trabalhar com a Ande (Administração Nacional de Energia Elétrica do Paraguai) para a aquisição de materiais e novas tecnologias para o sistema de gestão comercial, subestações compactas e reforço de linhas de transmissão, contribuindo significativamente para a distribuição e o consumo eficiente da energia produzida pela usina”, acrescentou o diretor-geral paraguaio, Manuel Maria Cáceres.
Juntas as melhorias propostas para o Brasil e o Paraguai devem impactar mais de 60 milhões de pessoas. Já na promoção de capacitações e divulgação de conhecimentos em energias renováveis, por meio da Escola Internacional de Sustentabilidade, apoiada pela Itaipu, deverá impactar cerca de 2.500 mil pessoas até 2030.
Assessoria Itaipu