Na manhã de hoje, 24, a Receita Federal, a Polícia Federal e o BPFRon realizaram uma operação de repressão ao contrabando e descaminho na Vila Portes, em Foz do Iguaçu, bairro que fica próximo a fronteira do Paraguai. O foco das fiscalizações foi a apreensão de alimentos importados da Argentina e cigarros contrabandeados do Paraguai.
Alimentos como carnes, azeites, doces, cervejas, vinhos foram apreendidos durante a operação. Esses produtos foram importados de forma irregular, por isso, além de não terem passado pelo controle sanitário, também não foram pagos os impostos devidos na importação. Já os cigarros paraguaios, foram contrabandeados e encontrados em um dos quiosques, a venda do produto é proibida no Brasil.
O Auditor-fiscal da Receita Federal, Sandro Chimisso é chefe da operação e confirmou que essa é a terceira operação realizada no local neste ano e que agora é possível ver que alguns vendedores substituíram a venda de produtos irregulares por mercadorias nacionais ou nacionalizadas.
Estima-se que o valor dos produtos apreendidos chegue a R$ 210 mil. Assim como os cigarros, os alimentos serão destruídos, poisnão se sabe se são próprios para consumo. As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal em Foz do Iguaçu. Durante a operação ninguém foi preso, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.
Receita Federal