Nesta terça-feira, 21, durante a deslacração de um ônibus de turismo apreendido pela Receita Federal, foram localizados celulares em fundos falsos no teto, no estepe e dentro do acabamento do veículo.
O ônibus, com placas de Londrina, veio para Foz do Iguaçu no dia 03 de julho e foi apreendido no dia 06 do mesmo mês, em Santa Terezinha de Itaipu, quando voltava pra sua cidade de origem. Os fundos falsos foram descobertos graças a uma denúncia anônima recebida pelos servidores da Receita Federal.
No fundo falso, foram encontrados 119 celulares, avaliados em R$ 160 mil. Assim como as mercadorias, o veículo foi apreendido e não poderá mais ser recuperado pelo proprietário. Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Receita Federal