Ontem, 16, servidores da Receita Federal retiveram dois ônibus de turismo com mercadorias descaminhadas do Paraguai. A primeira abordagem ocorreu durante a tarde em um posto de combustível às margens da BR-277 de Medianeira. O ônibus com origem de Tapejara no Rio Grande do Sul, estava com o bagageiro carregado com mercadorias sem notas fiscais ou outro documento comprovatório de regularidade fiscal.
Já no fim da tarde, outra abordagem foi realizada dessa vez no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu. O ônibus que tinha destino a São Paulo, transportava mercadorias sem notas fiscais ou outros documentos que comprovassem a regularidade fiscal. Cada um dos ônibus teve a mercadoria estimada em cerca de R$260 mil.
Os ônibus e as mercadorias foram retidos e encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu.Em ambos os casos, ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público, para apuração dos ilícitos.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Receita Federal