A chefe do Procon Paraná, Claudia Silvano, fez um alerta aos consumidores sobre o “golpe do boleto falso”, que continua acontecendo. São boletos de cobrança com códigos de barras adulterados que na hora de pagar ao invés de ir para a conta da empresa, vai para a conta do golpista.
Claudia relatou que uma consumidora procurou o Procon para denunciar que recebeu uma ligação se passando pelo Serasa, oferecendo uma proposta de acordo. Foi passado um boleto, que a consumidora acabou pagando.
“Tome cuidado, se você tem uma dívida com sua instituição financeira, entre em contato com o seu gerente, vá pessoalmente até o estabelecimento, mas não aceite qualquer acordo que venha através de uma simples ligação telefônica ou WhatsApp”, alertou Claudia.
Algumas dicas ajudam o consumidor a se proteger como, por exemplo, checar os dados do boleto; verificar a origem do vendedor; se for pagar por aplicativo preferir a leitura automática do código de barras; baixar o boleto no site da empresa; evitar wi-fi público; evitar instalar programas.