A Marinha realiza em toda a fronteia fluvial do Paraná a Operação Ágata Arco Sul e Sudeste, deflagrada pelo Ministério da Defesa e conduzida pelo Comando do 8º Distrito Naval.
Em Foz do Iguaçu os militares são vistos na fronteira com o Paraguai e Argentina, com veículos terrestres e fluviais, na prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos crimes ambientais. A operação que não tem data para terminar, conta com 1.649 militares.
De acordo com o 8º Distrito Naval, o principal objetivo da operação é o aumento da sensação de segurança na população pela efetiva presença dos órgãos de Estado na região.
“Esta é uma Operação Interagências que conta com a participação e apoio da Força Aérea Brasileira, Polícia Federal (PF), Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar do Estado do Paraná, Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.
Fonte: Marinha do Brasil/8° Comando Distrito Naval.