Comerciantes de Puerto Iguazú se manifestam nesta quarta-feira (15) pedindo a reabertura da fronteira com o Brasil, por Foz do Iguaçu. O ato puxado pelas redes sociais pretende mobilizar o governo nacional a atender o pedido do governo da província de Misiones de reativar o turismo internacional gradualmente.
A manifestação começa às 8 horas na rotatória de entrada da cidade e deve seguir até a aduana argentina da Ponte Internacional Tancredo Neves.
A Câmara de Comércio de Puerto Iguazú apoia o manifesto. Comerciantes do turismo das cidades vizinhas da fronteira argentina também devem aderir ao ato.
Em agosto, o presidente Alberto Fernández esteve na cidade e recebeu do governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, o pedido de reativação do turismo entre Iguazú e Foz do Iguaçu, como projeto piloto uma reabertura gradual das fronteiras. Fernández se mostrou solícito ao pedido.
Na semana seguinte a província enviou ao Ministério da Saúde o protocolo de reabertura, argumentando que as duas cidades já contam com a vacinação de toda a população adulta, com diminuição dos casos de Covid-19.