O lado paraguaio da Ponte Internacional da Integração começou a receber os primeiros cabos de aço de sustentação, do total de 18 tubos de ambos os lados, que permitem o lastre dos tensores da caixa de equilíbrio. A obra já chegou a 67% de execução, em dois anos e quatro meses de execução.
O trabalho de instalação dos cabos começou pela margem brasileira do Rio Paraná. Os tensores são colocados através de “macacos” especiais de alta precisão, que garantem a tensão e alargamento necessário. No total são 116 cabos de serem tensionados, com medidas de 66 a 263 metros de extensão.
A Ponte da Integração é do tipo estaiada, suspensa por cabos constituída de dois mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte. A ponte estaiada é uma solução intermediária entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior.
A obra já utilizou 55.200 toneladas de concreto e 18.460 toneladas de aço. A ponte que ligará as cidade de Foz do Iguaçu e a paraguaia Presidente Franco, terá 760 metros de largura.
O investimento é de 84 milhões de dólares financiados pelo lado brasileiro de usina de Itaipu.