A prefeitura de Foz anunciou na tarde de sexta-feira, 03, que a vacinação contra a Covid-19 atingiu 100% da população adulta com a primeira dose. No entanto, nas redes sociais muitos internautas se manifestaram desacreditando o dado e questionando a informação, pois ainda não foram vacinados com nenhuma das doses.
Leia mais:
Foz do Iguaçu alcança 100% da população adulta vacinada
É necessário ressaltar que a prefeitura está se baseando nos dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para estimar a população a ser vacinada, tendo em vista que o último censo do IBGE é de 2010.
Como a Rádio Cultura já havia adiantado, a falta de atualização dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atrapalhou a estratégia de vacinação em Foz, pois o número de pessoas na cidade é superior ao que estava estimado.
Veja:
Dados desatualizados do IBGE afeta estratégia de vacinação contra Covid-19 em Foz
Além dos dados estarem desatualizados, também é possível que brasiguaios tenham tomado a vacina em Foz do Iguaçu. Na última segunda, 30, a prefeitura anunciou que a Secretaria Municipal da Saúde já aplicou 9.347 doses a mais do que estava previsto, e estima que mais 10.021 moradores precisam ser vacinados com a primeira dose.
Portanto, é necessário salientar que, os dados de 100% anunciados na sexta são baseados nas estimativas do Ipardes. Então, baseados nestes números, porcentagem para Foz deverá passar dos 100% e já está previsto a chegada de novos imunizantes, isso porque os dados populacionais estão desatualizados. Quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose, poderá fazer o agendamento nas próximas etapas.
Veja:
Foz do Iguaçu alcança 99,6% da população adulta vacinada contra a Covid