No sábado do último fim de semana, 28, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) em ação integrada com policiais civis do GOA – Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil e policiais federais do NEPOM – Núcleo Especial de Polícia Marítima realizavam patrulhamento próximos de portos clandestinos em Foz durante Operação Hórus.
Durante patrulhamento foi avistado uma embarcação no Rio Paraná, atracando na margem brasileira carregada com volumes não identificados. No local
foi abordados três indivíduos e apreendidos 42,300 kg de substância análoga a maconha tipo capulho. Na ação, os dois maiores foram detidos e o menor apreendido. Todos foram encaminhados aos procedimentos com a droga apreendida.
Essa ação faz parte do programa V.I.G.I.A. uma operação interagências com equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI – PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Assessoria BPFRON