A obra da Ponte da Integração que liga o Brasil do Paraguai, atingiu esse mês 67% de execução. O DER/PR divulgou essa informação e mais detalhes sobre a construção no boletim informativo da obra, disponibilizado no portal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Na margem brasileira, foi realizado o tensionamento dos primeiros estais, que são compostos por um conjunto de cabos de aço que sustentarão o tabuleiro da ponte sobre o Rio Paraná. Até o final da obra, serão 116 estais tensionados, variando de 66 a 263 metros de extensão e também foi feita a pré-montagem de mais duas aduelas metálicas de um total de 37 que serão posicionadas no vão central, e instalados tubos forma no mastro principal brasileiro, que deve atingir 175 metros de altura, de sua fundação ao topo.
Já na margem paraguaia, em Presidente Franco, a câmara de transição do mastro principal foi finalizada e se iniciou a câmara de estais, que terá 34 metros de altura.
Estrutura
A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte que liga o Brasil ao Paraguai. A nova ponte é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Governo Federal, cabendo ao DER/PR administrar a execução da obra.
Investimentos
A obra da Ponte da Integração e da Perimetral Leste integram um pacote de investimentos de mais de R$ 1 bilhão da Itaipu Binacional. O objetivo é acelerar o desenvolvimento da região, contribuindo para fazer do estado, o maior hub logístico da América Latina.
AEN