A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município está trabalhando para garantir que os quase 150 animais abrigados no Zoológico Municipal Bosque Guarani tenham um novo ambiente, mais apropriado para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para todas as espécies.
Os animais de diversas espécies embora tenham toda a atenção de uma equipe especializada, precisam de um abrigo mais adequada. O Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) constatou que como o zoológico fica no centro da cidade, os animais ficam expostos à poluição sonora e à intensa movimentação de pessoas.
O IAT emitiu o documento 172/2021, em apoio à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, buscando espaços mais adequados para os animais, encerrado as atividades do Zoológico. A secretaria está buscando alternativas, junto com o governo estadual, para a transferência dos animais, visando o bem-estar animal. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal apoiou a iniciativa.
A prefeitura aguarda a autorização do governo estadual para transferir todos os moradores do zoológico para locais licenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA e pelo Instituto de Água e Terra.
Revitalização
Desde 2019, o Bosque Guarani passa por reformas, sendo a primeira vez desde sua construção em 1996. A proposta é tornar o espaço em um parque, para que a população possa desfrutar de lazer em meio à vegetação natural.
A revitalização envolveu pinturas; melhorias na área de circulação de visitantes, instalação de mesas com tabuleiros para jogos e de redários para descanso dos visitantes; nova fachada; restauração dos bebedouros, construção de banheiros públicos e reforma do Centro de Educação Ambiental. As obras foram possíveis a partir de parcerias com a comunidade e compensação ambiental.
PMFI