O Paraná registrou 6.886 ocorrências de furtos e roubos a menos no primeiro semestre 2021, em relação ao mesmo período de 2020. É o que aponta um levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O volume representa redução média de 38 ocorrências destes crimes nos seis primeiros meses deste ano. Somadas as modalidades de furtos e de roubos, de janeiro a junho deste ano foram 85.907 ocorrências, uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período de 2020.
O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que a integração entre as forças de segurança e as ações estratégicas têm sido fundamentais para a redução destes índices. O balanço aponta que o roubo geral teve redução de 29,5% em todo o Paraná, no primeiro semestre, com 13.433 ocorrências.
A menor incidência comparando mês a mês foi em abril, com 2.124 registros, enquanto janeiro foi o que teve mais ocorrências, com 2.464. No comparativo por Áreas Integradas de Segurança Pública, a diminuição nas ocorrências de roubo aconteceu em 21 das 23 AISPs, sendo que as áreas de Curitiba, Paranaguá e de Londrina tiveram as quedas mais expressivas. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a soma de esforços dos policiais militares, de diversas unidades operacionais, incluindo o planejamento e o policiamento nas ruas, aliado a operações táticas, em pontos estratégicos, contribuíram para a diminuição das ocorrências.
Apenas duas AISPs tiveram um pequeno aumento no crime de roubo no comparativo do primeiro semestre de 2020 e 2021. A 15ª, da região de Umuarma, passou de 194 para 197 ocorrências. Já a 21ª Área Integrada, que tem por sede Cornélio Procópio, passou de 101 para 113. No caso de furtos, os dados apontam 1.246 ocorrências a menos em todo Estado no primeiro semestre de 2021, com um total de 72.474 casos registrados. Isso representa uma queda de 1,69%.
Dos primeiros seis meses de 2021, em todo Estado, junho foi o mês que teve menor incidência, com 11.702 registros, enquanto novamente janeiro aparece com maior número de ocorrências, com 12.725. O trabalho da Polícia Civil, atuando na coleta de informações e intensificando as investigações, tem resultado no aumento das elucidações destes crimes e em prisões dos criminosos, conforme destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, ao analisar os dados.
As principais reduções nos índices de furtos ocorreram nas Áreas Integradas de Segurança Pública de Curitiba, Paranaguá e de União da Vitória. Das 23 AISP do Estado, apenas oito tiveram aumento nos registros. São os casos das áreas de São José dos Pinhais, Ponta Grossa; São Mateus do Sul, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Maringá e de Apucarana.
De acordo com o relatório estatístico do semestre, a maior redução no Paraná é de roubos em ambiente público. Também houve registro de queda nos furtos e roubos em comércios, em residências e a veículos no Paraná.
AEN