O projeto foi idealizado pelo presidente da Sociedade Amigos da Marinha Cataratas (SOAMAR-Cataratas), Sr Veraldo Barbiero, com apoio da Capitania Fluvial do Rio Paraná.
Na ocasião estiveram presentes membros e Diretoria da SOAMAR, autoridades da Marinha do Brasil, o Diretor Financeiro Executivo da Itaipú, Almirante Anatalicio Riesden Júnior e equipe, convidados especiais e os escritores Pablo Caldani e Malu Barreto.
Pablo Caldani falou sobre o desafio de compilar a história de 80 anos em 110 páginas e do quão prazeroso foi o processo de pesquisa ao acervo histórico, entrevistas e escrita do livro. Pablo falou sobre o envolvimento e aproximação que ele e Malu tiveram com a história da Marinha do Brasil nesse projeto que reafirma a importância e relevância da Capitânia Fluvial do Rio Paraná no desenvolvimento social e econômico de mais de 300 municípios que compõem esta Capitania, incluindo Foz do Iguaçu.
O Presidente da SOAMAR Cataratas, Sr Veraldo Barbiero abriu seu pronunciamento pedindo um minuto de silêncio pela perda do estimado amigo e ex presidente da SOAMAR, Sr Sergio Lobato. Veraldo também reforçou a sua amizade e carinho pela Marinha do Brasil e deu sequência proferindo palavras de gratidão e reconhecimento pelo excelente trabalho dos escritores e toda a equipe, afirmando que foi um árduo trabalho que o enche de orgulho. “Foi emocionante poder reviver a História da Nossa Capitania, onde fiz grandes amigos: capitães dos Portos que ajudaram a forjar em mim, este espírito navegador”, finalizou.
Para o Comandante Carlos Eduardo Felipe de Freitas, a SOAMAR Cataratas é a mais atuante do Brasil, afirmação constatada por sua experiência e passagem por outras Capitanias. Ele destacou em seu discurso a importância da salvaguarda da vida humana e as responsabilidades da Capitania. Freitas frisou que muitos elogios foram recebidos pela qualidade do material e forma que esta história foi apresentada no livro de 80 anos. “O arquivo fará parte do acervo da Biblioteca Nacional da Marinha e certamente o nível de exigência dos próximos projetos semelhantes a este, aumentará”, destacou Freitas.
Já o Almirante Chaves, em seu breve discurso mencionou o bom trabalho feito pela SOAMAR junto à sociedade, difundindo a mentalidade da Marinha. Mencionou ainda o empenho da Capitania na distribuição massiva dos exemplares para todas as outras Capitanias, do Oiapoque ao Chuí. O Almirante também agradeceu e parabenizou os escritores pelo trabalho e destacou que ao receber o arquivo digital do livro para aprovação, notou sua qualidade e identificou a grande importância histórica deste editorial.
Após a cerimônia os convidados confraternizaram no jantar com distribuição dos exemplares.
Sobre a SOAMAR
A SOAMAR é uma sociedade civil organizada, sem fins lucrativos, que atua no desenvolvimento e na integração da Marinha Brasileira junto à sociedade. Presente em várias cidades, capitais e zonas portuárias do Brasil, conta com mais de 70 mil sócios convidados e participantes e realiza as atividades por meio de ações regionais e nacionais, que promovem a aproximação e a união entre as classes.
Assessoria