A Itaipu Binacional em parceria com o governo federal vai criar um novo ciclo econômico para a região Oeste do Paraná. A afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, durante uma coletiva de imprensa na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), nessa sexta (20) em Cascavel.
“Essa restruturação permitiu aporte de recursos em grandes e pequenas obras e iniciativas de grande impacto. E isso influencia positivamente localmente, mas também para todo o Brasil”, afirmou o general Ferreira, citando como exemplo a Ponte da Integração, hoje com quase 65% de construção executada. “A obra vai resolver um gargalo do transporte e dar mais vazão ao escoamento das riquezas que atravessam fronteira e proporcionam bem-estar à população.”
O presidente da Amop e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, agradeceu a presença do general e a afirmou que o apoio da Itaipu, a partir de 2019, as obras estruturantes e de menor porte foram fundamentais para o desenvolvimento regional, como a Perimetral Leste e a segunda ponte entre Brasil e Paraguai.
Desde que assumiu a direção da binacional, essa foi a primeira participação de ferreira em assembleia geral da Amop. Sendo uma oportunidade de debater demandas em comum. “O relacionamento da Itaipu com associações como a Amop e a dos municípios lindeiros, por exemplo, é estratégico para que a região ganhe como um todo”, afirmou o diretor.
Com informações da Assessoria da Itaipu Binacional