Nesse fim de semana a Receita Federal, em operações conjuntas com a Polícia Rodoviária e BPFRON, reteve 4 veículos com mercadorias descaminhadas do Paraguai.
A primeira retenção foi em um ônibus de turismo com destino à Chapecó em Santa Catarina, no sábado, 14. A abordagem ocorreu durante a manhã, no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu. Os servidores da RFB encontraram o bagageiro do ônibus lotado de mercadorias sem nota fiscal ou outro documento que comprovasse a regularidade fiscal dos produtos. A mercadoria foi estimada em R$150 mil retida com o ônibus de turismo.
Já na madrugada do dia 15 de agosto, os servidores da RFB, PRF e BPFRON , realizaram a retenção de dois veículos e um ônibus de turismo no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu. Os veículos de passeios, ambos do modelo Fiat Mobi e com dois ocupantes cada, estavam carregados de mercadorias descaminhadas do Paraguai. As mercadorias estavam nos bagageiros e sob os assentos dos veículos. Dentre as mercadorias, foram encontrados receptores, vinhos e outros produtos diversos.
O ônibus de turismo, com destino a Bauru em São Paulo, também estava carregado com mercadorias contrabandeadas. Dentre os produtos encontrados estão perfumes, celulares, eletrônicos, entre outros. O valor retido em mercadoria nos três veículos soma cerca de R$550 mil. Os veículos de passeio, o ônibus de turismo e as mercadorias foram retidas e encaminhadas à Receita Federal de Foz do Iguaçu.
Em ambas as operações, ninguém foi preso, mas serão enviadas representações ficais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Receita Federal