O presidente Alberto Fernández, da Argentina e o governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, se encontraram no último sábado (14) em Puerto Iguazú para o lançamento do programa PreViagem, de incentivo ao turismo interno. Ahuad aproveitou a visita do chefe da nação para pedir a reabertura da fronteira com o Brasil por Foz do Iguaçu.
A ideia é que a abertura da fronteira pela Ponte Internacional Tancredo Neves seja gradual e sirva de projeto piloto para outras fronteiras do país.
Fernández disse que o governo irá analisar o projeto já na próxima semana, com possibilidade de ser colocado em prática já em setembro, dependendo da aprovação da Chefia de Gabinete da Nação dos protocolos propostos
“É muito importante trabalhar no contexto desse novo tempo da província e do país. O PreViagem é um programa que deu bons resultados e Puerto Iguaçu fui um dos destinos mais solicitados. Assim, temos grandes expectativas, sobre tudo na reativação turística em Iguazú, porém, é um programa que precisa ser complementado, não apenas economicamente, mas também humano e social e o vínculo com o país vizinho”, disse o governador.
Nesta semana a ministra da Saúde deverá analisar a proposta de turismo receptivo, com abertura de fronteiras. Para convencer o governo, Hauad utilizou dados de Foz do Iguaçu, onde cerca de 90% da população está vacina com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e diminuição da contaminação pela doença.