O presidente Alberto Fernández, da Argentina, estará em Puerto Iguazú neste sábado (14) para o lançamento do programa de estímulo a viagens pelo país. O programa PreViagem devolve ao turista nacional 50% dos impostos gastos na viagem, de agosto à dezembro.
Fernández será recebido pelo governo da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, que pretende aproveitar o encontro para falar sobre a abertura das fronteiras.
Herrera pretende propor um teste piloto de abertura da fronteira com o Brasil, podendo iniciar entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Para o governador, a abertura é possível devido a diminuição de casos de Covid-19 e avanço da vacinação em Misiones e no Brasil. A fronteira com o Paraguai deve permanecer fechada.
“Até que possamos atender toda a demanda de saúde represada a mais de um ano e meio, é difícil que possamos abrir as fronteiras com países que ocupam o sistema de saúde da província na área mais crítica”, disse Herrera.
O governador explicou que o Brasil possui um sistema de saúde forte, de alta complexidade, assim como Puerto Iguazú, o que não resultaria na troca de pacientes em uma possível reabertura.