Com o retorno gradual dos alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu ao longo do mês de julho, a Secretaria Municipal de Educação faz um balanço positivo deste primeiro mês da volta às aulas presenciais em todas as escolas.
A secretária de Educação, Maria Justina da Silva, disse que a preocupação ainda é grande, mas que o retorno está sendo tranquilo. “As crianças muito conscientes da necessidade de se cuidarem dentro dos espaços escolares e seguirem os protocolos. Inclusive do infantil”, contou.
Para atenuar o atraso causado pelo distanciamento dos alunos com o ambiente escolar, a Secretaria irá acelerar as atividades extracurriculares, o contraturno.
“Por mais que o professores fizeram tudo o que foi possível durante esse trabalho online, remoto, não é a mesma coisa que trabalhar presencialmente nessa área de alfabetização”, salientou Justina.
Até a manhã desta quarta-feira, havia um caso de aluno com suspeita de Covid-19, que aguarda o resultado do exame. A orientação dada aos pais é que a qualquer sintoma o aluno procure o atendimento especializado e seja mantido em casa.
Os pais ainda tem a opção de o filho retornar a sala de aula, de maneira escalonada por semana, ou manter com aulas remotas. Justina acredita que em breve todos devam retornar obrigatoriamente, respeitando as comorbidades.
“A gente esperou que os professores tivessem tomado pelo menos a primeira dose da vacina e até meados de setembro todos estarão totalmente imunizados. Foi feito um plano de retorno em cada escola, respeitando as diferenças de cada prédio”, disse.
Assista: