Com o intuito de reverter o índice de 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderentes ao tratamento e que desenvolvem com mais facilidade uma série de complicações do diabetes, entre elas a retinopatia diabética, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Associação dos Diabéticos de Foz de Iguaçu, realiza no dia 25 de agosto, às 19h, a Campanha de Retinopatia Diabética, que consiste em um evento virtual, ao vivo e gratuito, a partir das 19h.
A retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares, o que equivale a 1,8 milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a retinopatia afeta exatamente 4 milhões de indivíduos, correspondendo de 35% a 40% dos mesmos com o diabetes.
As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa, que é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e, por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.
Na pandemia, a procura por exames e pelo oftalmologista caiu drasticamente. Segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologista, publicado no ano passado, mostrou que entre janeiro e maio de 2020, o número de atendimentos caiu 36%, quando comparado com o mesmo período de 2019, ou seja, foram realizadas 2,5 milhões de consultas em 2020, contra 3,9 milhões em 2019.
A Organização Mundial da Saúde aponta que o Brasil possui 16 milhões de pessoas com diabetes. Na última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, publicada em maio de 2020, no período entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4%.
Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.
A iniciativa está aberta para todas as pessoas e será realizada em várias cidades do país. A primeira edição será realizada em Foz do Iguaçu, a segunda será em Cajazeiras, na Paraíba; e a terceira em Botucatu, interior de São Paulo. Para acessar, é necessário entrar em: https://www.facebook.com/ADJDiabetesBrasil e https://www.youtube.com/adjdiabetesbrasil.
Assessoria ADJ Diabetes