O prefeito Chico Brasileiro disse, no sábado (07), que o plano habitacional em Foz do Iguaçu inclui a implantação de equipamentos públicos nas áreas como educação, saúde e assistência social, já contemplados na entrega das unidades dos conjuntos Angatuba, Boicy I e II.
“O direito à moradia digna é um direito humano básico, que vai além do fornecimento de uma casa ou apartamento. Ao planejar os conjuntos habitacionais na nossa cidade, temos o cuidado de dispor de serviços de saúde, lazer, educação e transporte público para atender os novos moradores”, disse o prefeito em entrevista ao programa Foz em Ação, na Rádio Cultura.
Na última semana, foram entregues os 576 novos apartamentos nos residenciais Boicy I e II, na região de Três Lagoas. Chico Brasileiro lembra que a região dispõe de todos os equipamentos públicos necessários, sem a necessidade de deslocamento para outros bairros em busca dos serviços.
“No entorno do residencial Angatuba, Boicy I e II, que são próximos, tem a Escola Municipal Olavo Bilac que foi totalmente reconstruída recentemente. Foi investido mais de R$ 3 milhões para a reconstrução da escola, que está atendendo 230 alunos. Além da escola, tem a UBS Lagoa Dourada. Também temos previsão de construção de mais uma unidade e um novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) que já está em fase de licitação”, destacou o prefeito.
Novas entregas
Chico Brasileiro enfatizou ainda que, se necessário, a prefeitura deve ampliar ou construir novos equipamentos públicos para atender os moradores. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Nordeste é um dos espaços que se estuda a ampliação devido ao aumento da demanda na região de Três Lagoas.
Desde o segundo semestre do ano passado, foram entregues mais de 980 novas moradias em Foz do Iguaçu. São três grandes residenciais, entre eles o Angatuba (340 famílias), Boicy I e II para 576 famílias.
A cidade ainda vai receber o condomínio do idoso, com 40 moradias, além de equipamentos (centro comunitário). A entrega está prevista para daqui cerca de dois meses. As obras estão concluídas, a prefeitura e Governo do Estado vão finalizar os trâmites burocráticos de vistoria para a entrega das moradias.
Novas unidades
Três Lagoas vai receber mais 100 moradias construídas pela Cohapar através do programa Casa Fácil Paraná. E uma nova fase do programa de habitação que poderá atender mais 1,5 mil famílias. “O nosso objetivo é conseguir o apoio necessário para a construção de todas essas moradias”, disse o prefeito.
As novas unidades, confirmadas em maio pelo governador Ratinho Júnior, serão construídas pelo Casa Fácil, que prevê o pagamento pelo Estado de R$ 15 mil como entrada do financiamento do imóvel para cada beneficiado pelo programa estadual.
“O setor de habitação popular tem avançado muito graças a uma ação coordenada com o governo estadual, por meio da Cohapar. São diversos investimentos para atender as famílias, mas que beneficiam toda a população com ganhos sociais, econômicos e ambientais, ajudando na retomada econômica”, afirmou o prefeito.
PMFI