Na manhã deste sábado (07), Policiais Penais do Setor de Operações Especiais (SOE), doaram sangue no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu. A equipe aproveitou o dia de folga para fazer o gesto de solidariedade e contribuir, desta forma, para a manutenção do estoque de sangue.
Nos últimos dias houve queda no estoque, segundo o Hemonúcleo, por isso, ao saber da baixa, os policiais penais não mediram esforços, foram ao local fardados e realizaram a doação. Além disso, convidaram outros colegas e familiares.
Ato de amor ao próximo
A todo instante, pacientes, vítimas de acidentes, cirurgias ou de doenças crônicas necessitam receber transfusão de sangue e hemocomponentes.
Por isso, o Hemonúcleo trabalha permanentemente em estratégias de captação de doadores, mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Mesmo porque é preciso que as doações ocorram regularmente para que a unidade possa atender às demandas com tranquilidade.
Mas a doação depende de gestos de solidariedade, já que ocorre de forma totalmente voluntária. Um ato de amor que pode salvar vidas.
Quem pode doar?
Pode ser um doador de sangue toda a pessoa com idade entre 18 e 65 anos; pesar acima de 50 quilos, ser considerado saudável por exames clínicos; estar bem alimento antes da doação e ter dormido ao menos seis horas antes da coleta.
É preciso também apresentar um documento oficial de identificação com foto.
Frequência
Homens de 18 a 60 anos podem realizar quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as coletas.
As mulheres entre 18 e 60 anos podem fazer três doações em 12 meses com intervalo mínimo de 90 dias.
Endereço Hemonúcleo
O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está localizado na Avenida Gramado, 364. O fone para contato é o (45) 3576-8020 e o atendimento de segunda a sexta-feira é das 8 horas ao meio dia e das 13 horas às 17 horas. Já aos sábados, funciona das 7:30 horas ao meio dia.
Assessoria