O edifício Bordin, que abriga secretarias da prefeitura de Foz do Iguaçu, na Avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Portes, precisou ser esvaziado pelo Corpo de Bombeiros na manhã nesta terça-feira (3) após um vazamento em uma máquina de raio X.
O técnico enviado para vistoriar o equipamento informou que o vazamento foi de óleo mineral, que serve como lubrificante da máquina e como estava inativo não oferece risco.
O secretário de Segurança de Foz do Iguaçu, Reginaldo Silva, informou que o aparelho de reio X estava em uso até pouco tempo e foi armazenado no local para depois ser enviado para descarte. Silva disse ainda, que está sendo feito um levantamento de todo o material armazenado pela prefeitura. “Essa gestão está fazendo isso, que há muito tempo ficou sem ser feito”.
O tenente Jessé, do Corpo de Bombeiros, informou que as equipes foram acionadas com a informação de um possível vazamento em aparelho de reio X. “Chegando ao local foi evacuado o prédio, do lado as pessoas que em tese tiveram maior aproximação”.
O tenente dos Bombeiros informou que os técnicos constataram que não houve a ruptura da cápsula onde fica armazenado o material radioativo, não oferecendo risco às pessoas que estavam no prédio. “Acredito que estava ali temporariamente, mas daí deve ser seguida a NBR. O ideal é ficar é ficar, se for para descarte, numa proteção maior”, disse.