O congestionamento de caminhões sobre a Ponte Internacional da Amizade tem sido motivo de reclamação por parte de comerciantes de Cidade do Leste, afirmando que os veículos pesados atrapalham a passagem de turistas em direção ao Paraguai.
Existe um acordo entre as alfândegas dos dois países para que caminhões de carga atravessem a ponte do Paraguai ao Brasil durante a noite. Porém, no sentido contrário foi liberada a passagem das 8h às 20h, causando filas principalmente durante a manhã, período do dia de maior fluxo de turistas.
O presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Cidade do Leste, Said Taigen, informou que em 2020, pediu às autoridades paraguaias que intermediassem junto às brasileiras para que os caminhões não cruzassem a fronteira de Foz do Iguaçu à Cidade do Leste em horários de pico. Taigen informou que o pedido foi atendido por um tempo, mas agora voltaram a registrar o mesmo inconveniente.
A Ponte da Amizade tem espaço para três faixas, mas quando os caminhões estão estacionados em cima da passarela sobram duas, gerando congestionamento. Taigen demonstrou também preocupação com a estrutura da ponte com o peso dos caminhões que ficam estacionados.
Fonte: ABC Color