A Justiça Federal Argentina condenou a cinco anos de prisão um caminhoneiro brasileiro flagrado com maconha escondida em meio a carga de papel, em agosto de 2020. O julgamento aconteceu pelo Tribunal Oral de Posadas.
Segundo as autoridades argentinas, o brasileiro de 31 anos foi parado pela Gendarmería Nacional em Colônia Vitória, região de Eldorado, onde encontraram 700 quilos de maconha em meio a carga.
A equipe de gendarmes realizava uma fiscalização na Ruta 12, próximo ao pedágio de Colônia Vitória, à 100 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu, quando o caminhão Scania T112 foi abordado.
Durante a fiscalização o caminhoneiro apresentou a documentação aduaneira de transporte internacional, com destino a cidade de Córdoba, onde entregaria a carga de lâminas de papel reprográfico alcalino. Em revista mais minuciosa no veículo as autoridades encontraram a droga.
A investigação apontou que o caminhão entrou no país no dia anterior pela Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, com papel de celulose. Em seguida parou na cidade de Puerto Libertá, onde acredita-se que teria pego a droga.
O julgamento foi antecipado após as partes entrarem em um acordo, onde o réu assumiu a culpa em troca de cinco anos de prisão e multa.