O Governo do Estado intensifica os cuidados com os animais silvestres vitimados na região de Cascavel, que conta agora com novo ambiente para atendimento médico veterinário. O Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) foi inaugurado oficialmente neste sábado (01) pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes.
A estrutura fica no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Cascavel (Univel). É o segundo Centro do Estado. A mesma estrutura foi aberta no mês passado em Londrina. Ao todo, serão nove CAFS no Estado preparados para atender animais vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular e acidentes, entre outras situações.
O secretário Márcio Nunes lembra que toda apreensão e atendimento de fauna nativa e exótica no Paraná devem ser notificados aos órgãos estaduais, como o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à secretaria estadual, para que passe por atendimento e receba a melhor destinação final, seja a reinserção à natureza ou o encaminhamento a um cativeiro regularizado.
“É necessário que o Estado tenha locais para dar suporte a esse atendimento. É uma forma também de mostrarmos que os animais devem ser respeitados. Eles não podem ser retirados da natureza para serem comercializados, não podem ser vítimas de caça ilegal e, no caso de acidentes, como atropelamentos, é preciso acionar as autoridades. Maus-tratos a animais é crime, sejam eles animais domésticos, de produção ou silvestres”, afirmou o secretário.
Além dos CAFS de Londrina e Cascavel, o IAT tem atualmente parcerias formalizadas em Guarapuava (com a Unicentro), Mauá da Serra (com o Instituto Monte Sinai) e Curitiba (parceria com a prefeitura). O Estado já repassou R$ 1,1 milhão aos Centros com parcerias estabelecidas.
Os CAFS de Maringá, Cornélio Procópio, Toledo, Foz do Iguaçu e do Litoral estão em fase de implementação. Um Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres – nos Campos Gerais (parceria com o Instituto Klimionte) está em etapa de complementações para também ser inaugurado em breve.
AEN