O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo, se reuniu com o colega argentino, ministro Felipe Solá. Entre os temas, estava a reabertura das fronteiras entre os dois países.
Acevedo pediu que o governo paraguaio flexibilize as restrições vigentes nas fronteiras terrestres. O encontro aconteceu durante a reunião da Co,munidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac), no México. Ainda, conversaram sobre a necessidade de reforçar os mecanismos de diálogo para aumentar a integração na região.
Na última quarta-feira (28), o governador da província argentina de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, disse que uma abertura de fronteiras depende da situação do sistema de saúde e o atendimento à pacientes que esperam na fila, que de acordo com Herrera, muitos vem de países limítrofes.
O governador informou ainda, que já houve uma redução de internamentos, que hoje se compara a ocupação anterior a pandemia. “Mesmo assim, a abertura das fronteiras pode trazer muitas pessoas que se tratam na Argentinas por outros patologias e que estão sem atendimento há um ano e meio”, disse.