As geadas deste inverno tem causado prejuízos aos agricultores da região de Foz do Iguaçu, que já reflete na qualidade e preço das hortaliças para o consumidor. Nesta sexta-feira a camada de gelo sobre os campos e lavouras foi ainda mais intenso.
Em uma das plantações urbanas de Foz do Iguaçu, na Avenida Tancredo Neves, a perda nas hortaliças pode chegar a 80%. “As que estamos vendendo já perderam a qualidade e as próximas o valor vai subir. Não vamos conseguir suprir o mercado que atendemos”, disse o agricultor Antônio Labiachi.
Labiachi contou ainda, que as pequenas e médias hortaliças podem se salvar, mas as grandes congelaram com a geada desta noite. Para amenizar as perdas, o agricultor acendeu pequenas fogueiras ao longo da plantação para aquecer o ambiente e não permitir a formação da geada nas folhas.
No Ceasa de Foz do Iguaçu os preços já haviam subido desde as primeiras geadas no início deste mês. Os boxes que vendiam verduras e legumes produzidos na região, hoje precisam buscar de mais longe, como do interior de São Paulo.
Segundo o Simepar, não há previsão de geada para os próximos dias. No sábado e domingo, a temperatura mínima deve ficar em 8°C, com previsão de chuva.